Beleza e Saúde

Diabetes – O que é, Sintomas, Fatores de Risco, Tratamento, e Recomendação

O diabetesO diabetes é uma doença que pode ser genética ou por uma má alimentação, causada por uma má absorção de insulina, ou pela falta dela. Mas o que seria a insulina? Nada mais é que o hormônio responsável pela função de quebrar as moléculas de glicose, fazendo com que elas virem energia em todo o corpo. Quando há falta total ou parcial não influencia apenas na queima do açúcar para ser transformado em energia, mas em diversas substâncias existentes no corpo.  O diabetes é um conjunto de doenças com a mesma característica, o aumento da glicose no sangue.

Existe diabetes tipo I, é quando o pâncreas produz nenhuma insulina ou até produz mais em uma pequena escala. A frequência desse tipo de diabetes acontece na infância e na adolescência, ela exige aplicação de insulina todos os dias por meio de injeções. A diabetes tipo II, já acontece mais em pessoas depois dos 40 anos, pois nesse tipo de diabetes as células ficam resistentes á insulina. Diabetes gestacional ocorre no momento da gravidez é e provocado pelo aumento de peso das mães.

Todos os diabetes causam graves problemas se não identificados no inicio, afetando a cicatrização de machucados e feridas, e a visão.

 

Sintomas

 

Existem diversos sintomas do diabetes, mas fique atento, pois algumas pessoas não tem nenhum desses sintomas desta forma fica impossível à pessoa procurar um médico. É aconselhado que todas as pessoas façam exames rotineiros para detectar possíveis doenças que por algum motivo específicos  não demonstram sintomas.  Vamos conhecer os sintomas do diabetes.

 

  • Feridas que demoram cicatrizar;
  • Distúrbios cardíacos e renais;
  • Infecções na pele e nas unhas;
  • Aumento do Apetite;
  • Problemas visuais;
  • Aumento na frequência urinaria (a pessoa vai mais ao banheiro);
  • Cansaço extremo;
  • Sede além do normal;

 

 Fatores de risco

 

O que seria os fatores de risco são quaisquer situações que aumente a chance de agravar ou o inicio de alguma doença. Fique atento a esses fatores.

  • Estresse emocional;
  • Hipertensão;
  • Escassez de atividade física regular;
  • Hereditariedade;
  • Níveis altos de triglicérides e colesterol;
  • Idade acima de 40 anos
  • Obesidade;

 

 Tratamentos

 

Todos os tipos de diabetes devem ser tratados por um especialista da Insulinaárea da saúde, pois ele saberá identificar em qual quadro de diabete você está, podendo através disso indicar o tratamento adequado.

O tipo I exige o uso diário da insulina no organismo, e quando não tratado pode levar a um grande risco de vida.

O tipo II é tratado por medicamentos via oral, e também pode colocar a vida do paciente em grave risco.

A alimentação equilibrada auxilia no tratamento de todos os tipo de diabetes, então quando diagnosticado a doença você será encaminhado para uma nutricionista para que sua alimentação possa ser saudável e possa ajudar no seu tratamento.

 

 Recomendações

 

A sua dieta alimentar deve ter acompanhamento constante, no caso um especialista (nutricionista), você não irá se privar de todos os alimentos apenas você vai ter um controle do consumo.

Exercício físico controla o nível de açúcar no sangue, então eles são indispensável na batalha contra o diabetes.

O controle da pressão arterial é necessário para ter um controle do colesterol e deve ter acompanhamento de um especialista.

Fumar é completamente inaceitável, no tratamento do diabetes pois é provoca estreitamento das artérias e veias, prejudica os vasos sanguíneos pois o diabete prejudica a circulações dos pequenos vasos sanguíneos e fumar pode acelerar o aparecimento de diversas complicações.

 

Style: "p45basic"

 

Pessoal o que acharam da matéria sobre a diabete? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!

 

 

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.