Datas Comemorativas

Dia De São João – Qual A Origem Desta Data, Porque É Comemorado

O dia de são João, ou mais conhecida como festa junina todos 03. Decoração de Festa Juninase enganam que é uma festa católica apostólica romana, onde se comemora o nascimento de São João, mas todos se enganam. Essa festa é de origem pagã onde era realizada na Roma próximo a colheita para afastar possíveis “demônios da esterilidade, dos cereais e das estiagens”. Nos países europeus católicos no século IV era conhecida como joanina, quando foi trazida para o Brasil pelos portugueses, foi incorporada aos costumes dos povos negros e indígenas.  De acordo com estudos essa festa foi usada pela igreja católica Romana para cristianizar de maneira mais aceitável para as pessoas que estavam acostumadas com costumes e crenças pagãs. 

O dia de São João  é no mesmo dia em que na Roma adoravam o sol, real motivo da existência da festa. Mas muitas pessoas religiosas não tem esse conhecimento e desta forma não faz a distinção entre festas pagãs e festas religiosas.

 

Hoje Em Dia

 

Nos dias de hoje essa festa é vista apenas como a festa Junina, dia de comemorar o nascimento de São João, onde a festa tem comidas típicas de milho uma quadrilha, decoração típica também com muitos balões e bandeirinhas. Comemorada por muitas pessoas no Brasil faz com que o nordeste, lugar onde as comemorações juninas são mais frequentes e intensas, vire ponto turístico o que por um período curto de tempo tenha a economia do local aquecida e bem rotativa.

 

05. Decoração de Festa Junina

 

Quadrilha

 

Uma dança típica da festa junina, veio da frança exatamente em Paris no Século 18 e foi inserida nos costumes brasileiros no século 19. No Rio de Janeiro, foi muito dançada e logo chegou ao nordeste se agregando a comemoração da festa junina. Houve pequenas mudanças ao longo do tempo, entre elas mudou um pouco a musica.

 

Pessoal o que acharam da matéria sobre O dia de São João? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.