Beleza e Saúde

AVC – O que é, Sintomas, e Recomendações

02. AVC

A sigla AVC significa acidente vascular cerebral, ou como é popularmente conhecido derrame, não acontece mais apenas idosos, está atingindo diversas faixas etárias. Para combatê-la é necessário hábitos saudáveis e conhecer os sintomas.

Existe dois tipos de AVC: o isquêmico, que é o mais comum e corresponde a cerca de 85% dos casos, e o hemorrágico que responde ao 15%. Nos dois os neurônios da região afetada morrem, causando sequelas que vão variar de acordo com a extensão da lesão e das áreas envolvidas. Conheça cada um mais especificadamente:

 

O ISQUÊMICO

Obstrução de uma artéria, causada por um coágulo, onde  bloqueia o  sangue que deveria irrigar numa  região do cérebro. Pode ocorrer também por causa de uma falha do coração, e  deixa de bombear o sangue  e gera um fluxo insuficiente na massa cinzenta.

O HEMORRÁGICO

Ruptura nos vasos sanguíneos intracranianos, que causa vasamento  de sangue entre o cérebro e o crânio ou em alguma outra área. Esse tipo de derrame pode ser consequência de um aneurisma cerebral, de lesões nos vasos sanguíneos e de rompimentos associados à pressão arterial .

 

Sintomas

Abaixo, você os principais sintomas de que algo não vai bem e fica preparada para agir rapidamente:

 

  • Dor de cabeça intensa e repentina.
  • Formigamento nos membros superiores, inferiores ou no rosto.
  • Cegueira fugaz ou alterações na visão.
  • Dificuldades para caminhar ou manter o equilíbrio.
  • Paralisias e dificuldades para realizar movimentos, até mesmo os mais simples, como engolir.
  • Problemas para falar ou entender o que os outros dizem

 

Recomendação

evite  fumar. O cigarro reduz a oxigenação do sangue que  lesiona os vasos, facilita a formação de coágulos.

Cuide da pressão arterial. Quem tem hipertensos na família deve consultar um médico com frequência. Em alguns casos, a medicação é indispensáve01.AVCl. Em outros, reduzir a ingestão de sódio e exercitar-se é suficiente.

Dieta saudável e exercícios regularmente é uma das coisas que impedem o AVC, pois assim o colesterol fica controlado – em níveis altos, ele se fixa nas veias e artérias, prejudicando a circulação.

Se você tem fatores de risco, procure evitar  os contraceptivos orais. As pílulas possui a capacidade de coagulação do sangue e o causa  trombose, e  pode te  levar ao AVC. Mas, por si só, ela não representa perigo.

é preciso ter controle  pois as doenças que facilitam o AVC. É o caso do diabetes e das arritmias cardíacas.  Uma pesquisa americana  apontou que o risco de AVC é 50% maior em mulheres que sofrem de dor de cabeça e  possui alterações nas vistas. A ligação entre os problemas ainda é desconhecida.

Use fio dental. Afalta de higiene na boca traz capacidade para as  bactérias assim permite queelas  entrem no corpo e contribuam para as doenças das arterias.

 

 

Pessoal o que acharam da matéria sobre AVC, e os sintomas? Deixe seu comentário agradecemos a sua visita, espero ter ajudado até a próxima matéria!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.